Dicas direto da Índia

Enfim conseguimos postar nosso primeiro vídeo contando para vocês como está sendo a nossa experiência com as emoções na Índia. Pedimos desculpas pela qualidade da imagem, mas aqui é difícil conseguir uma internet com velocidade para publicar em alta resolução. Então entendemos que o mais importante é transmitir a mensagem. ;)

Nesta primeira postagem compartilhamos dicas bem básicas, mas super importantes para a tomada de consciência sobre os humores que nos acercam quando estamos cansados, famintos ou com alguma necessidade fisiológica não atendida. Isso porque quando chegamos aqui, após um dia e meio atravessando o globo, a visão inicial foi chocante. Porém, depois de uma refeição nutritiva e uma noite de sono, pudemos enxergar as coisas com mais claridade.

A Índia é um país cheio de contrastes. O vídeo foi gravado em um local tranquilo, o que é raro por aqui. Apesar de toda a tradição espiritual e os ensinamentos que ela traz, há muita poluição em todos os sentidos. A primeira reação do organismo foi dar início a processos de limpeza: liberações intestinais, olhos ardendo, pele descamando, resfriado pela troca de temperatura (aqui é inverno agora) e muitas, mas muitas emoções vindo à tona.

Antes mesmo de descansar nós saímos procurando resolver algumas questões. E tudo pareceu muito difícil e assustador. Trânsito caótico, lixo nas ruas, assédio dos comerciantes... Um questionamento profundo pairava em nossas mentes. Afinal, por que fomos atraídos para este lugar? O consolo vinha da certeza de que o propósito maior estava sendo trabalhado: muitas vezes é preciso encarar a sombra para alcançar a purificação emocional.

Em primeiro lugar, cuide das funções vitais

Foi então que decidimos compartilhar com vocês esta dica fundamental. Antes de resolver conflitos ou encarar situações desafiadoras, procure descansar, se alimentar... enfim, atender suas necessidades básicas. Afinal, todo o sistema fisiológico fica alterado quando não cuidamos destas funções essenciais.

O sono, por exemplo, é importantíssimo para o bom funcionamento das glândulas. E são elas as responsáveis por secretar os hormônios que nos fazem sentir o que chamamos de emoções. A pineal é a que regula o nosso ritmo biológico através da produção da melatonina, que também proporciona a redução do cortisol e da adrenalina, relacionados ao estresse, entre outros desequilíbrios.

O pico de produção da melatonina é durante a madrugada, e para isto é necessário estar dormindo neste horário, em um ambiente escuro. Ela é feita a partir da serotonina, hormônio secretado pela pituitária, uma glândula mestra que comanda todo o sistema endócrino. Elas trabalham em parceria, portanto dependem uma da outra para que nossas funções vitais estejam em dia.

Quando viajamos longas distâncias e alteramos o fuso horário, o corpo precisa de um tempo para se adaptar. E nessas horas tudo o que puder ajudar no relaxamento e revitalização é muito bem-vindo, como meditação, yoga, massagens terapêuticas, cházinhos de plantas medicinais e repouso mesmo. Também para garantir uma boa imunidade.

Outras necessidades

Algumas outras funções também são necessárias para o equilíbrio do organismo, como uma respiração consciente, atividades físicas, fazer pausas e ter contato com a natureza. Além de nos proporcionar bem estar imediato, aumentam o nosso nível de energia e são movimentos preventivos de uma série de complicações.

Se ficamos muito tempo sem estes cuidados, podemos acabar desenvolvendo doenças como estresse crônico, hipertensão, depressão, déficit de atenção, entre outras. Em nossa sociedade, muitas vezes estes problemas são tratados com medicamentos agressivos que acabam provocando efeitos colaterais como desequilíbrios hormonais e, consequentemente, emocionais.

Portanto, tenha consciência de que existem muitas alternativas naturais para estimular o seu corpo a produzir estas substâncias fundamentais para a saúde física e mental. E, quando se deparar com um conflito, lembre de atender suas necessidades básicas antes de qualquer coisa. Sua mente ficará muito mais centrada para a tomada de decisões. Observe também estas condições nas pessoas com quem se relaciona.

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